Acerca da aprendizagem

Uma reflexão de cunho ímpar para uma pessoa que a pouco tempo atrás não gostava de estudar, ler, se bem que acredito que a aprendizagem não é só ler livros de linguagem rebuscada, aprendo e apreendo mais com o cotidiano e como os questionamentos é claro que não posso esquecer da "bodega" ou conversas informais, essencial na formação de meu Ser. Não obstante mudando para uma perspectiva académica tenho que ler livros, apostilas com linguagem rebuscada ademais aprender é " tomar conhecimento, reter na memoria através de estudo" não posso menosprezar o que mim tornarei num futuro próximo, não sigo regras para estudar, não tenho horários, apenas estudo quando mim sinto preparado de preferência nas madrugadas ou em algum lugar extremamente silencioso, diferente da escrita, escrevo em qualquer lugar basta aparecer uma boa ideia. Creio que isso seja um tanto estranho, mas é um jeito próprio que foge em partes dos padrões adotados. Por certo que estes não são certos afinal cada um tem sua individualidade.

O conhecimento é algo acumulativo em que o fazemos mas pequenas coisas, em um simples dialogo aprendemos e acumulamos conhecimento, pro certo que cada um com o seu, mas os mitos da aprendizagem estão a cada dia que passa entrando em desuso, como seres humanos aprendemos sempre, sem limite de idade, sem regras de aprendizagem ou melhor cada um com a sua, é a resiliência dos termos anteriores já falidos por analises académicas e populares.

1 Comment:

Ivone Maia de Mello said...

Sua apreciação de sua própria experiência é rica, e precisamos sim valorizar nossos saberes cotidianos. Mas o estudo formal também tem sua importância, uma articulação dos dois nos permite ampliar nosso horizonte de compreensão do mundo e da vida. Vamos ampliar seu texto para trazer aspectos de como compreendeu a discussão feita nos textos sobre metacognição e aprendizagem significativa crítica? Mesmo que discorde, é sempre possível fazer uma análise e dizer como entendeu e como se posiciona diante das idéias dos autores.

Postar um comentário