Piaget e seus erros

Analisando a perspectiva do erro nas teorias piagetianas percebo que ele é de fundamental importância, mas se esta for trabalhada de maneira que diverge pode causar sérios conflitos no processo de aquisição de conhecimento do alunado. Para que não cometa erros no processo longo da aprendiz agem os professores devem decidir qual o vies a ser tomado em sala de aula, se bem que o único vies a ser tomado na minha analise são as teorias de Jean Piaget. O Primeiro erro que o teórico expõe é aquele que o estudante sabe fazer, mas usa procedimentos inadequados; por exemplo se um aluno que estuda escravidão analisando as leis de cunho abolicionistas, ele domina o assunto por completo, sabe o conteúdo de todas as leis, mas na hora de passa o que assimilou em sua exposição confunde uma data, isto para um professor critico-reflexivo não deveria nem ser considerado um erro, ao meu ver ele deveria passar por cima no momento pois sabe que o aluno domina o assunto e não terá problemas futuros com este deslize. Acredito que a intervenção do professor tenha que ser em um momento crucial para não frustrar o aluno, pode ser até em um momento informal após à aula.

O segunda teoria que Piaget construiu com seus estudos o aluno modificado em algumas de suas estruturas de assimilação do conhecimento, mas imatura em outras, depara-se com uma situação que para ela é imposivel de ser resolvida naquele determinado momento. este erro perpassa pela definição de equilibração de Jean Piaget. Ele dá provaveis soluções para este erro que é considerado por ele como "erro construtivos", pois se não for corrigido a tempo pode ocasionar mudanças cognitivas, creio que o questionamento seja uma das formas para o acerto deste erro; tomando como base o exemplo anterior, um aluno que sabe o anos das leis abolicionistas, mas não sabe nada alem disso tenta enganar o professor com teorias infundadas que não são de seu domínio por mais que ele tente o professor esta apto para identificar esta ação e contornar da melhor forma posivel, por certo que um professor que praticante das teorias de Piaget não ira puni-ló, mas o fará perceber o seu erro e o conduzirá para o acerto é claro que seu atos terão consequencias.

Para alem dos outros erros existe o terceiro erro de Piaget que ao meu ver é o principal erro ou que os professores (quem sabe futuros colegas) sofrem mais, analiso da seguinte forma um aluno que passa primeiro ano do ensino médio, para o segundo, chegando lá esta completamente fora de qualquer padrão (termo horrível, mas necessário), não consegue precisar que suas analises são diferentes das de todos da turma por vezes cometendo o "pecado" do anacronismo se faz necessário que este aluno sofra o processo de desequilibração para que posteriormente de pois de rearrumar suas ideias, seus conhecimentos adquiridos passe pelo processo de equilibração, isso tudo com o auxilio do professor que com certeza estará apto para tal é claro se for um adepto das teorias piagetianas, e outras teorias como construtivista e critico-reflexivo.

3 Comments:

Ivone Maia de Mello said...

Atenção! Veja e-mail enviado sobre o estudo dirigido de 01/12/09. Autores de webfolio farão a atividade no LIED.

Ivone Maia de Mello said...

O segundo e terceiro exemplo são parecidos e não deixam claro como entende esse assunto. Vamos rever? Além disso, procure explicitar como entendeu os principais conceitos da teoria da Equilibração em Piaget.

Ivone Maia de Mello said...

A avaliação 1 evidencia uma compreensão parcialmente construída sobre os temas. Um pouco mais de investimento nas leituras poderia dar aos seus escritos, permeados por ricas reflexões que emergem de sua experiência pessoal, um aprofundamento necessário nesse momento de seus estudos. Vamos ampliar sua abrangência? Os assuntos são tratados de forma pertinente e expressam certa criticidade, que pode ser ampliada. O aspecto criativo no estilo da escrita e na apropriação do instrumento de aprendizagem estão presentes. Sua nota está disponível no portal UEFS. Sugiro revisão a partir dos comentários inseridos em cada postagem.

Postar um comentário