ZDP: Proximidade que ensina

A analise do ensino/aprendizagem por Javier Onrubia, é clara e pertinente, mostra que o ensino é apenas um dos processos (ajuda) no caminho da aprendizagem. Segundo o autor, ela é um processo ativo, no qual o aluno constrói, modifica, enriquece e diversifica. Depois de exposto isso fica claro.

Mudando para o meu mundo, analiso um pouco diferente, o professor ensina (indica), mas também acompanha seu "pupilo", não o repreendendo, e sim dando diretrizes. Isto é também o que o autor diz da teoria de Vygotsky que é "complexa" e amarrada. Mostra os processos e critérios das Zonas de desenvolvimento proximal, interação professor/aluno ou interação entre alunos, que são baseados na aceitação mutua em que é necessário que tos estejam interligados.

A forma de estudo proposto nessa teoria é interessante e facilita o aprendizado e humanifica mais as pessoas.

1 Comment:

Raffael said...

Texto com alto poder de síntese, considerei seu escrito sobre ZDP muito pertinente às discussões realizadas em sala de aula, principalmente no que concerne ao papel do professor no desenvolvimento do aluno. Compreensão clara e objetiva, com certo grau de criticidade, partindo de suas vivências, são pontos bastante positivos, mas acredito que você poderia ampliar sua discussão no que se refere a abrangência de zdp, citando exemplos onde o educador pode perceber a zdp de seu aluno e também ter abrangido seu post com outras leituras e formas de apropriação do contéudo. Todavia, sua postagem me pareceu fazer parte de seu entendimento e reflexão pessoal acerca do que foi experienciado em sala de aula e isso é muito bom.

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