Motivação

Ato ou efeito de motivar. Exposição. Ora um educador fundamentado em todas as teorias tem que torna-se um ótimo motivador, afinal sua profissão exige o máximo de criatividade e de perspicácia para prender a atenção dos alunos já que existe tantas outras coisas que tiram o foco do mesmo. Para tanto ele precisa ter uma variedade de diferentes atividades para mante-los encantados por sua aula.
As frases que são mais comum no que cerne a desmotivação dos alunos e a falta de "compromisso" do professor são: "É um garoto inteligente, mas inaplicado". "Não sei como fazer para que se interesse pelas coisas". "Tentei de tudo com este garoto e não consegui nada", essas expressões são consideradas cliché por mim pois acredito que é possível dar um jeito de incentivar o aluno, pois não finda as maneiras de trabalhar, mas sim as tentativas dos professores, afinal há um momento que bate um cansaço, ademais somos humanos. Neste momento o professor deve refletir sobre sua forma de trabalhar.
O professor percebendo essa desmotivação dos alunos e desestruturação escolar deve reorganizar o seu querer, suas metas e ter outras pré definidas; é claro que não existe uma formula magica quando trata-se de relação interpessoal, mas só no fato do professor saber agir e não assustar-se com os diversos casos já é um ponto positivo. A criação de novas maneiras de trabalhar com os alunos pode acrescer esta motivação, por certo que não agrada-se-a todos, mas o que se agrada poderá despertar alguma motivação no aluno mais acanhado o que com certeza auxilia na aprendizagem.
O que dizer de um aluno desmotivado que só ia as aulas para jogar pontinho e resenhar no fundo da sala, e que hoje está no meio acadêmico mesmo com todas as adversidades, por certo que eu não era tão motivado, mas um certo professor despertou a minha atenção e mim fez atentar-me para a História, com certeza a forma como ele explicitava a aula e a sua postura em sala fez diferença, ao meu ver não precisa de formas mirabolantes, mas o simples pode se tornar interessante, é claro que os aparatos tecnológicos não devem ser dispensados e a forma democrática deve permanecer acredito na plena mudança dos alunos com um simples toque de consciência.

0 Comments:

Postar um comentário