Acerca da psicanalise: limites e indisciplina na escola

Os estudiosos Lacan e Freud estudam a mente do ser humano em todas as suas perspectivas, desde a mais tenra idade mostrando as mudanças que provavelmente ocorra nas fases. Susana Souza Pessoa e Cristiane Fiaux fazem analises em seus estudos de caso. Por mais diverssificados que sejam os tipos humanos, os professores têm que dar conta de abarcar os mesmos.
Ao meu ver existe uma impossibilidade não só pela dificuldade desta abarcação mas pela inconsistência da mesma ademais ninguém é o mesmo a vida toda e também o não prosseguimento de um trabalho que está sendo realizado em um aluno, olhando de fora parece normal, mas se um trabalho de consientização é iniciado por um professor e o outro não conclui certamente aquele aluno não está cem porcento "preparado" para enfrentar a serie seguinte. E justamente quando Silvana cita as "fraturas no aprender", para que isso não aconteça é necessário também que os professores tenham uma boa formação acadêmica o que não se vê atualmente. E a Psicologia é de fundamental importância para o futuro profissional compreender e saber trabalhar com os vários tipos. O professor pode questionar o fato de não ser formado em psicologia, mas ainda assim tem que saber algo sobre, pois por vezes ele é o primeiro a ter contato com o aluno e tem por dever perceber qualquer tipo de alteração desde a agressividade até a timidez, investigar por qual motivo isso se passa.
O aluno deve saber as normas da escola para não exceder os limites. O psicólogo é inerente a escola pois lá que está a base da formação do homem social, mas isso torna-se quase impossível se não houver uma boa criação familiar pois escola e família ao meu ver caminham lado a lado.
O binómio ensino-aprendizagem sofre com as intemperes dos alunos e professores a escola não pode torna-se um "ringue".
"Vejo o que está dando certo e vou deixando, tem que ver o que harmoniza mais. Não sei qual a receita, mas vou desenvolvendo o trabalho" é isto não existe uma formula magica, mas sim trabalho duro, como eu disse em textos passados cada turma tem seu jeito portanto o professor tem que ter sua boa diversidade no pensar.

0 Comments:

Postar um comentário